Para começar temos que te trazer o significado da palavra setênio, caso ainda não conheça. Ao lê-la já conectamos ao número 7 e está corretíssimo. É um período que contempla 7 anos e o setênio está ligado aos ciclos de vida e as diferentes fases que vivenciamos. Quando estamos chegando ao final de um setênio, percebemos que é uma fase de reformulação, de questionamentos e, muitas vezes, cheio de dúvidas e crises existenciais.
Rudolf Steiner, propôs que fizéssemos essa leitura da vida, organizada em setênios. A cada setênio, nós entramos em contato com novas experiências, aprendemos a compreendê-las e a lidar com elas, quando inicia-se um novo setênio temos como aplicar a nossa Sabedoria, identificando de forma mais fácil desafios e perspectivas. A vida é cheia de aprendizados, portanto estamos em eterno desenvolvimento, mas podemos construir conhecimento sobre si e buscar um entendimento maior sobre o mundo que nos rodeia. Para quem está atento e observando tudo, é possível enxergar o todo.
A teoria dos setênios particulariza três grandes fases de transformações:
Período inicial da vida: de quando nascemos até por volta dos 21 anos. Quando passamos pela formação do nosso corpo, desenvolvimento de nossa mentalidade e busca por afirmar nossa identidade diante do mundo.
Fase das grandes perguntas: entre 21 e 42, aprendemos a ser adultos, a fazer escolhas que vão além de nossos gostos pessoais e passamos a interagir em sociedade com todo conhecimento e experiência que fomos adquirindo nesse período.
A maturidade: a partir dos 42 estamos dispostos a ouvir o mundo, estamos inclinados à experiência da espiritualidade e agimos com mais Sabedoria.