Quero compartilhar uma história que aconteceu há algum tempo atrás: Trabalhando em uma cidade, conheci Josefa, a Zefa, era a "faz tudo" do espaço, servidora pública, uma pernambucana de sotaque puxado, gostoso, de um café fantástico e de um carisma encantador, eu sempre gostei de conhecer os espaços de trabalho conversando com que tá na ponta, servindo e observando.
Zefa dizia que ali tinha passado a infância e adolescência dos 3 filhos, que seu sonho era a aposentadoria pra curtir os netos, eu chegava e logo ouvia sua gargalhada, me acompanhava no turno da noite junto com seu companheiro de trabalho, também servidor Neto, eram uma dupla muito alegre e brincalhona, ela pernambucana e ele cearense. Ríamos muito, de doer barriga, dizia Zefa e eu dizia que por ser uma mulher gorda doíam as bochechas, ela logo soltava: Fale assim de você não, bichinha!
Eu tentava explicar que não era depreciação era só o que eu era de verdade e que não tinha problema em se reconhecer assim, conversamos muito durante o semestre que lá fiquei.
Um dia, falando com as filhas ao telefone no meio de um café nosso, finalizei: Eu Te Amo!
E Zefa me perguntou se era comum dizer: EU Te Amo , respondi que sim, pras filhas, marido, relações mais próximas e ela solta: eu nunca ouvi de ninguém, mesmo algumas vezes que disse quando nova. Foi o tema da noite, até Neto foi indagado se falava e ouvia EU Te Amo!
Tentei dizer pra ela que era falta de hábito, por que ela era tão maravilhosa que era impossível não ter quem amá-la, no dia de seu aniversário fizemos um bolo com todo mundo que era da "noitada", como ela se referia a quem trabalhava no período da noite e pedi que confeitassem a frase Eu Te Amo!
Zefa ficou tão emocionada e ao final fizemos um coro: Zefa, eu te amoooo! Dali em diante passei dias dizendo essa frase a ela, do segundo andar do prédio que ecoava até o salão de baixo, até que um dia quando cruzei o portão, ela me disse: Wal lhe amo!
Chorei e ela também, aí me disse que ia treinar pra falar pra quem ela amava e me agradeceu por ensiná-la sobre AMAR.