A biografia Humana a partir da Antroposofia é analisada de 7 em sete anos, os setênios, sendo que cada grupo de 7 anos traz alguns arquétipos, ou seja, conceitos muito próprios de cada fase. Através desses conceitos conseguimos intervir a fim de colaborar com o desenvolvimento dos outros seres humanos que nos rodeiam.
No segundo setênio, a criança amplia as suas relações, além da sua casa, interage mais socialmente, seja na escola, seja em outros ambientes que frequenta. Fisicamente seu corpo está se desenvolvendo e a partir do seu Sistema Respiratório faz troca através do oxigênio que inala e o gás carbônico que exala, existe aí então uma analogia onde traz o mundo pra dentro de si e coloca de si no mundo.
Outro ponto bem importante é na aproximação da puberdade onde o corpo passa a ser foco desse relacionar-se com o mundo, comentar sobre corpos não é algo que agregue às crianças, por que é nessa idade que aprendemos padrões e isso impacta em nossas vidas para vida adulta, ensinar a criança sobre a beleza na diversidade dos corpos é algo mais saudável, do que ensinarmos que apenas determinado padrão é bonito e os demais são feios.
A criança nesse setênio precisa vivenciar que o mundo é belo, estimular a veneração pela natureza, aprender instrumentos, ouvir músicas, pintar, desenhar, a arte como um todo tem papel fundamental nessa fase do desenvolvimento humano.