O Terceiro Setênio nos apresenta uma nova leitura sobre a adolescência, no senso comum é um período onde o ser humano testa os adultos ao seu redor e discorda de tudo e de todos. Pensemos inicialmente há um processo de mudança corpórea; física já iniciado no segundo setênio, mas que se acentua agora, braços e pernas alongados, quadris mais largos, seios para as meninas e a voz para meninos muitas novidades externas e internamente há uma crescente hormonal.
Nesse setênio o nosso corpo astral ou corpo das emoções individua-se, deixando de ter uma dependência emocional dos pais. Esse mesmo corpo astral é responsável pelos instintos, paixões, desejos, cobiças e curiosidades.
Há dualidade ou inconstância presente na adolescência vem da criação de um ser humano ideal, mas que sente esse corpo tão presente do instinto, então busca em outras pessoas esse ser ideal, elegendo-as como ídolos sejam personagens da história, atletas ou artistas. Bem como busca o que lhe é simpático em grupos, participando de diferentes "tribos".
Dessas experiências vem a necessidade de validar conceitos e exige dos adultos que a prática esteja coerente com o discurso, daí a máxima o Mundo é Verdadeiro!