FASE DA SABEDORIA (42 aos 63 anos)

A frase de que a vida começa aos quarenta nos remete ao que significa esse começar, como já dissemos aqui essa é a fase de outono, onde as cores deixam de ser tão vibrantes e passam a expressar lindos tons de marrom, épocas de frutos, mas que não serão colhidos necessariamente por nós, e aí inicia-se a mudança do desapego e sentir-se libre, eis a sabedoria.
Precisamos, então, saber nos orientar nessa nova paisagem. Devemos enxergar as coisas a partir de um novo ângulo, desenvolver a nossa consciência em grandes imagens. Nesta fase, ocorre uma tensão semelhante à da puberdade: de um lado os órgãos sexuais, dos quais as forças da vitalidade se retiram gradativamente (e, por vezes, "cobram" necessidades maiores). Em contraponto, de outro lado, são essas forças, agora liberadas, que podem ser usadas para uma nova criatividade. Surge, aqui, um novo "nascimento" de uma criatividade, que pode iniciar e chegar a desabrochar nas fases seguintes.
O grande desafio é a realização de novas metas de vida, não mais materiais, mas talvez mais de ordem espiritual. Conseguindo estar em harmonia com as leis espirituais do cosmo, estaremos em harmonia comigo mesmo. Um senso de responsabilidade pelas pessoas da nova geração vai crescendo — podemos tentar promovê-las e, gradativamente, passar nossas tarefas cada vez mais para suas mãos.

WhatSsapp