MERITOCRACIA NÃO EXISTE

Tá vendo essa foto?

Um dos meus maiores clientes de consultoria a EPPO, entrou no ranking das 150 melhores empresas para se trabalhar. Só isso já me deixa bem feliz, acontece que se você ler a matéria, a jornalista cita cinco projetos de destaque, desses quatro projetos, dois deles ou seja 40% fui eu que, a pedido da Diretoria, idealizei, criei, dei o nome, fiz a logo e operacionalizei e ainda operacionalizo.

O Líder de Si que é um dos projetos citado ocupou a maior parte de citação da matéria. Incrível né? Também acho, mas e se eu te contar que a um ano atrás eu estava finalizando a minha separação e a proposta era eu comprar a parte do meu ex marido na casa, que era de aproximadamente R$ 150.000,00 em dinheiro, e eu simplesmente não tinha. A mesma pessoa que tem dois projetos em destaques dentro da Você S/A não tinha 150.00,00 reais para arcar com a sua separação.

Eu tive que contar com a ajuda de muitos amigos que fizeram uma vaquinha e me deram R$ 50.000,00. Isso mesmo que você leu, eu ganhei cinquenta mil reais de amigos.

A mesma pessoa que se deu conta que aos 36 anos tinha 20 anos de CLT porque trabalha desde os 16, e tem muitas sequelas circulatórias na perna porque passava ,antes de atingir a maioridade, mais de 10 horas em pé de salto alto. A mesma pessoa que trabalhou quatro anos sem tirar férias, para ter a possibilidade realizar um curso de formação. A mesma que a dois anos atrás teve um burn out, porque no ano anterior dos 365 dias, tinha trabalho 330. A mesma que não viu seu filho de 17 anos crescer porque desde que ele nasceu trabalha muito e todos os dias. Quem me conhece sabe o quanto eu trabalho, quem conhece meu trabalho sabe o quanto sou competente, o quanto sou exigente. Certamente eu trabalho muito mais que muita gente. Desculpa, mas é verdade. E sabe porque eu não tinha dinheiro para comprar a casa?

Porque meritocracia não existe.

Nesse papo de engajamento de equipe, empoderamento, criação de projetos, processos, políticas eu coloco muita gente grandona no bolso e ainda assim eu nunca, mas nunca estarei numa empresa dessas classudas de consultoria e sabem porque? Porque eu nasci pobre, tenho jeito de pobre, falo igual pobre, estudei numa escola pública da periferia, fiz minha primeira viagem internacional aos 37 anos, não sabia nem falar como era o Paraguay até então, nunca fiz um intercambio, quanto mais MBA, doutorado fora do país, falo espanhol mal e inglês muito mal.

Apesar de ser uma das pessoas que mais entende a arte conceitualmente, não tenho todos os museus das “rodas de bacana” na minha lista. Lembro que não fui ver a Monalisa porque não tinha grana para entrar no Louvre.

Eu poderia fazer uma caricatura de mim mesma e depois de um tempo me fingir de bacanuda e fazer um curso de como se manejar talheres para entrar no jogo? Podia.

Mas o esforço era tão grande, que com dois filhos para criar eu deixei para lá. Tentar reverter uma coisa que culturalmente foi construída durante toda sua vida, é um esforço grande, e mais que isso, no final você olha e percebe que ainda assim, falta muito. Porque lugar de pobre não é ali, não é no topo, aceitemos.

A escada para o topo foi feita para quem foi bem criado, alimentado, educado e descansado para na hora de subir para ver quem chega primeiro não estar morto do busão das 5 da manhã. Pra eu chegar nesse lugar eu tive que ganhar muito mais que aqueles cinquenta mil do começo da historia, eu perdi a conta de quanto me ajudaram, me carregaram, me ofereceram.

Eu não cheguei aqui sozinha, cada um que me estendeu a mão, sabe muito bem que faz parte da minha vida, porque de verdade eu nunca conseguiria chegar aqui com o conceito da Meritocracia. Para a meritocracia eu não mereço.

Eu me esforcei e me esforço muito, e mesmo assim para minha classe social eu sou um fenômeno e penso nisso todo dia. E percebo que estar onde estou foi mais uma obra divina do que meritocrática.

E nessa empresa eu cheguei porque o presidente é meu amigo pessoal, um caro maluco e bem desconstruído que por algum motivo acredita de verdade que as pessoas são iguais e com isso confiou em mim, e vibrou comigo com cada doideira que a gente conquistou. Valeu Rodrigo!

Bom tudo isso para dizer, se você ganha mais do que um salário mínimo, é sinal que você ganha mais que 60% da população brasileira, que certamente esta em pé antes das 5, sendo assim você já pode parar de falar aquelas besteiras do tipo: “tem que ensinar a pescar”, “qualquer um pode chegar onde quiser é só se esforçar” e começar a doar de verdade, seu dinheiro, seu conhecimento, sua expertise, e se não tá a fim de fazer nada disso, faz ao menos o favor de parar de fazer as pessoas se sentirem mais lixo ainda com essas frases cruéis e mentirosas.

Se você é do meu time que não chegou lá, deixa te dizer, a culpa não é sua, vc não é incompetente, não é burro e nem poderia ter se esforçado mais, o topo foi feito para gente escorregar. Não se culpe, você é incrível.

E para você que me ajudou a chegar até aqui eu quero te dizer uma verdade, você criou uma “monstra”, agora eu nunca mais vou querer parar de tirar gente da ignorância, da miséria, nunca mais vou parar de falar sobre direitos e igualdade e mais que isso nunca mais vou parar de fazer o que você fez por mim, me dar um peixe cozido, temperado, com um farinha maravilhosa, me servir e sentar na mesa ao meu lado e comer junto comigo.

Amém vocês todos que acreditaram que eu estava de verdade fazendo o meu máximo e me deram a mão para aliviar minha caminhada, ao invés de dizer que eu deveria correr para não perder o bonde.

Obrigada Rodrigo, Eppo e principalmente a esse bando de gente que esta ao meu lado quebrando essa lógica sinistra e mostrando que a gente tem muito mais que conhecimento, a gente tem mesmo é amor! #líderdesi #maislaçomenosnó

WhatsApp Image 2019-12-18 at 15.22.33-2.jpeg
WhatSsapp