PRA QUE ENSINAR A PARAR DE CHORAR?

Quando foi que nos ensinaram a parar de chorar?

Estou eu aqui, sentada no meu sofá, com um nó enorme na garganta, sem conseguir chorar. Daí fiquei pensando e me perguntando: quando foi que nos ensinaram a parar de chorar?

Puxei todas as referências que tenho a respeito do assunto e percebi que desde que somos pequeninos o choro é entendido como a necessidade de algo, e nunca visto como sendo a própria necessidade.

E assim a gente cresce. Sempre quando a gente precisa chorar alguma boa alma vem nos impedir perguntando: "o que você quer?", ou uma alma nem tão boa assim que diz: "apenas pare de chorar". Daí a gente cresce e aprende que se chora quando: te falta algo.

No mundo da vida adulta a coisa complica, porque chorar significa falta e falta te faz um "perdedor". É como se você não tivesse sido capaz de prover para você mesmo todos referenciais de sucesso que a sociedade te impõe, chorar te faz fraco, incapaz.

E então fica você, feito um louco, procurando motivo para chorar, procurando o que está faltando, o que está te fazendo chorar.

E de tanto procurar, e muitas vezes não achar, a gente pensa que está louco. Ao invés de chorar, resolvemos as coisas de outro jeito, e não choramos.

Não liga para o amigo, para não incomodar, não fala com o vizinho para não parecer idiota. É como se as pessoas entendessem que é preciso fazer algo com o choro alheio. Mas vou contar: não tem não, gente.

As pessoas podem chorar, porque dentro delas tem alguma coisa que precisa ser diluída em água para ver se vai no fluxo da vida.

A pergunta: "porque você esta chorando?", é na verdade a pergunta mais idiota que pode existir, pensando aqui comigo. Você acabou de abrir a comporta do coração, tem uma enxurrada de tristeza querendo escorrer pelo ralo e vem essa pergunta querendo organizar o que não se organiza: os sentimento.

Até que um dia a água seca e você fica assim feito eu, querendo desfazer esse monte de coisa dura em água que não aparece. Daí a coisa fica cada dia mais dura e pesa cada hora mais. E então ela vira mágoa, raiva, compras no shopping, bronca no filho, ódio do mundo, quando, na verdade, era só tristeza que diluída num pouquinho de água, aquecida num ombro bom, iria embora.

Ensinem seus filhos a chorar, estejam com alguém que te dê ombro, fale sobre suas merdas, deixem elas saírem de você, se dê ao direito de falar mal da sua vida perfeita e, mais do que isso, tenha ao seu lado pessoas que realmente se importam com a sua tristeza.

Da próxima vez que um amigo seu te ligar chorando experimenta falar para ele: "chora cara, chora mesmo, e se quiser falar eu vou te ouvir, mas bonito mesmo é te ouvir chorar."

Você vai ver, ele nunca mais vai esquecer de você e você dele, porque quando a gente abre a comporta que sai água, sobra espaço para o calor do coração, e então, aquele que estiver ao lado vai ser o primeiro a entrar, e dali ele não sai nunca mais. <3

WhatSsapp